Beta HCG: quando e onde fazer o exame?

23 de agosto de 2021 por biolag

Você sabia que hormônio HCG é o principal marcador de gravidez? Pois é, mas quando se encontra elevado também pode indicar outras patologias, neste caso, é muito importante o acompanhamento e o auxílio médico.

O hormônio HCG, como é mais conhecido, refere-se ao hormônio gonadotrofina coriônica humana, e sua produção, em 99% dos casos, ocorre nas células formadoras da placenta, denominadas trofoblastos.

Hoje em dia, há muitas ofertas do exame de beta HCG através da detecção do hormônio na urina. No entanto, esse método pode gerar resultados falso negativos, devido à baixa quantidade de hormônio secretado pela urina no início da gestação, e pode ser insuficiente para a detecção do teste.

A produção do HCG tem início 10 dias após a fecundação, por isso é indicado que o exame seja realizado a partir do 10º dia da fecundação ou no primeiro dia após o atraso menstrual. Conforme acontece o desenvolvimento do embrião e placenta, os níveis de HCG consequentemente aumentam. Nas primeiras semanas de gestação, estes níveis dobram a cada 2 ou 3 dias.

Quando o exame é realizado nos dias corretos, a possibilidade de falso negativo é muito baixa, em especial se realizado através da dosagem no sangue, onde é identificada a subunidade beta. O exame de sangue além de ser mais sensível, seguro e confiável, apresenta resultado quantitativo, onde pode-se estimar a idade gestacional e é possível realizar acompanhamento em casos de gravidez ectópica e até mesmo casos de aborto.

Qual a diferença do exame Qualitativo e exame Quantitativo?

O exame qualitativo pode ser realizado na urina e no sangue, e indica apenas se há presença do hormônio ou não, ou seja, indica se é positivo ou negativo.

Já no exame quantitativo há a dosagem do hormônio na corrente sanguínea, e indica a concentração de HCG que foi detectada.

Como interpretar um resultado de Beta HCG quantitativo?

Quando o resultado é não indicativo de gravidez, o valor de Beta HCG é Inferior a 5,0 mIU/mL. Na presença de resultado entre 5,0 e 50,0 mUI/mL, sugere-se repetição após 72 horas. 

A quantificação do beta HCG pode estimar a idade gestacional, mas os valores são muito abrangentes e varia de acordo com o organismo. Abaixo, seguem valores para orientação:


Valores de referência em semanas desde a última menstruação:

1 – 10 semanas: 5,0  –   417.430 mIU/mL

11 – 15 semanas: 16.996 – 247.465 mIU/mL

16 – 22 semanas: 6.860 – 50.239 mIU/mL

23 – 40 semanas:  1.583 – 65.911   mIU/mL


Para a realização do exame não é necessário guia médica e não precisa estar em jejum. Você pode realizá-lo em qualquer uma das nossas unidades, basta verificar o horário de funcionamento.

Ao detectar um resultado positivo de HCG, procure o seu médico para realizar uma avaliação e acompanhamento correto de sua gestação!

Por: Rafaella Cosmo Gregatti – Biomédica

Fontes:

https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/exame-laboratorial-dosagem-de-gonadotrofina-corionica-humana-hcg-beta-hcg-hcg

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gravidez

Bula de reagente Total β-HCG, equipamento Architect I 1000, ABBOTT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale com o nosso atendimento via Whatsapp clicando abaixo e faça seu agendamento agora mesmo.

×