Câncer de Intestino: pesquisa de sangue oculto

27 de março de 2023 por biolag

O câncer de intestino ou também chamado de colorretal, tem aproximadamente 40 mil novos casos por ano. Ainda, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê para 2030 que os casos de mortalidade prematura pelo câncer de intestino, aumente em torno de 10% entre pessoas de 30 e 69 anos. Ele pode surgir a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer pelo intestino grosso.

O surgimento desse câncer possui múltiplos fatores, entre eles: Idade, histórico na família, síndromes genéticas, doenças inflamatórias crônica no intestino, consumo excessivo de bebida alcoólica, consumo de carnes vermelhas em excesso, carnes processadas (bacon, presunto, salame, linguiça, etc.), alimentação pobre em fibras, tabagismo, obesidade e sedentarismo.

Muitas vezes as doenças são silenciosas e não possuem sintomas aparente, diante disso, busque o seu médico e realize exames de forma preventiva. No caso do câncer colorretal, pode aparecer: sangue nas fezes, alterações e mudança do hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre), dor ou desconforto abdominal, cansaço, fraqueza, anemia, perda de peso sem causa aparente e massa abdominal.

O sangramento retal pode ter várias causas, por isso é importante procurar o médico para rastreio e diagnóstico. Na maioria dos casos o câncer de intestino tem tratamento eficaz até mesmo a cura, quando detectado precocemente. Por tanto, existe protocolo para rastreamento precoce do câncer do intestino, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, em seguida colonoscopia.

A pesquisa de sangue oculto é utilizada como método de rastreamento na detecção de sangue nas fezes e a metodologia utilizada no Laboratório Biolag, não requer dieta específica para sua realização. Possui ótima sensibilidade e especificidade, eliminando qualquer interferente e rastreando apenas a hemoglobina proveniente das hemácias.

Fontes:
https://bvsms.saude.gov.br/cancer-de-intestino/

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2021/tendencia-de-aumento-do-numero-de-casos-de-cancer-de-intestino-exige-estrategias-de-prevencao

https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2021/seminario-discute-prevencao-tratamento-e-gastos-com-cancer-de-intestino-1https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2023/inca-preve-aumento-da-mortalidade-prematura-por-cancer-de-intestino-ate-2030

Por: DRA. BIANCA GUIMARÃES PIDPALA CRBM/PR: N° 2.820

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale com o nosso atendimento via Whatsapp clicando abaixo e faça seu agendamento agora mesmo.

×