Entenda a leucemia
A leucemia é um tipo de doença maligna das células do sangue. Sua principal característica é o acúmulo de células anormais, que ocupam o espaço das células sanguíneas normais na medula óssea ou em outras partes do corpo, bem como gânglios linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central, entre outras. Em crianças e adolescentes, as leucemias representam o tipo mais comum de câncer, sendo as formas agudas as mais prevalentes.
Os principais sintomas da leucemia em crianças são:
- Dor abdominal, nas pernas e articulações;
- Sensação de cansaço extremo (fadiga);
- Febre e palidez;
- Manchas roxas (equimoses) e/ou pintinhas vermelhas (petéquias) na pele;
- Hemorragias;
- Aumento dos testículos, dos gânglios linfáticos ou ínguas;
- Dor de cabeça e vômitos;
- Nódulos subcutâneos;
- Alteração na função dos rins;
- Falta de apetite contínua; e
- Perda de peso sem motivo aparente.
O início do diagnóstico da leucemia em crianças é feito através da análise da história clínica da criança e de exame físico. Durante a consulta médica, são verificados gânglios ou ínguas, áreas de sangramento, hematomas e aumento do baço ou fígado. Em seguida são solicitados exames. O primeiro exame de sangue pedido é o hemograma completo, o qual irá revelar se há alterações sanguíneas sugestivas, como presença de blastos, plaquetas baixas e/ou anemias.
O tratamento das leucemias segue um protocolo específico, de acordo com o tipo da doença. É realizado através de quimioterapia, imunoterapia associada ou não à radioterapia e transplante de medula óssea, se necessário.
A melhor maneira de detecção precoce da doença é prestar atenção aos possíveis sinais da doença e procurar ajuda imediatamente ao percebê-los. A leucemia tem sintomas heterogêneos (são diversos os sintomas), por esse motivo, é importante que o cuidador da criança seja o principal agente informativo: é ele quem conhece o comportamento e o corpo da criança, se ela está brincando menos, se sente mais cansada, se apresenta os sinais e sintomas sugestivos da doença.
DRA. PAMELA ELAINE PEDRAO – CRBM/PR: Nº 1.407