Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro de 2021 por biolag

O Diabetes (DM) e suas complicações estão entre as 10 principais causas de mortes no mundo.

Para as mulheres, o principal fator de risco para o diabetes do tipo 2, é terem apresentado diabetes durante a gravidez (DMG). E o DMG pode afetar os filhos dessas mulheres, aumentando os riscos de desenvolverem obesidade e diabetes na vida futura.

O diabetes é uma das principais causas das doenças vasculares e cardíacas, como o infarto agudo do miocárdio e os derrames vasculares. Assim, com o objetivo de reduzir os casos de distúrbios metabólicos e suas complicações graves, o diagnóstico deve ser considerado prioridade de saúde.

Os principais exames laboratoriais de diagnóstico são a glicemia de jejum e o Teste Oral de Tolerância a Glicose 75g (TOTG), com valores específicos para cada caso.

Existem diferentes tipos de Diabetes Mellitus (DM):
• DM do tipo 1: Autoimune ou Idiopático – Deficiência completa de Insulina
• DM do tipo 2: Graus variados de redução da secreção e resistência à Insulina (90% dos casos)
• Diabetes Gestacional
• Outros tipos específicos: Ex. Infecções, Defeitos genéticos.

Cerca de 58% dos casos do diabetes estão associados a obesidade, diretamente relacionado aos maus hábitos de vida, má alimentação, como o aumento do consumo de bebidas açucaradas, e a falta de atividade física.

Os sintomas mais comuns são aumento da sede, muita fome, vontade de urinar várias vezes, e cansaço frequente. Porém em muitos casos podem não haver sintomas, por isso a importância de manter seus exames em dia, ao menos uma rotina anual, e praticar hábitos de vida saudáveis, pois desta maneira você poderá evitar o diabetes, ou ter o diagnóstico precoce para iniciar o tratamento e não sofrer com suas complicações graves.
 
O Diabetes age em silêncio. A informação dá voz ao Tratamento.

Por: Dra. Jainara Morari – Ginecologista e Obstetra
CRM 32649 RQE 22477 TEGO 0180/2017

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale com o nosso atendimento via Whatsapp clicando abaixo e faça seu agendamento agora mesmo.

×