Parasitológico – 1ª Amostra
Preparo do paciente:
1) Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material. Em casos de crianças utilizar coletor, se necessário.
2) Evitar o uso de antiácido, laxantes e de contraste oral (utilizado em exames radiológicos) no mínimo 3 dias antes da coleta das fezes ou conforme orientação médica.
3) Defecar em vasilhame limpo e seco fornecido pelo laboratório.
4) Retirar frações de fezes em diferentes partes do bolo fecal (inicio, meio e fim) e colocar em frasco fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia, sem líquido conservante, de modo que complete pelo menos meio frasco.
5) Manter as fezes refrigeradas em casa e transportar ao laboratório o mais rápido possível.
Comentário e Interpretação:
Cada parasito, ou grupo de parasitos possui características morfológicas ou biológicas que permitiram o desenvolvimento de técnicas especiais para o seu diagnóstico. Esse exame permite a identificação de partes e/ou vermes adultos de parasitos de interesse humano. A realização de técnicas eletivas permite a identificação de cistos de protozoários, ovos e larvas de helmintos. A intensidade de formas parasitárias, tanto de protozoários quanto de helmintos, influi no número eliminado. A ausência em uma amostra de fezes não elimina a possibilidade de infecção. É recomendável o exame de três amostras colhidas em dias diferentes.