O que é reumatismo?

31 de outubro de 2022 por biolag

Reumatismo como todo mundo acha não é uma doença, mas sim um grupo de doenças crônicas que afetam as articulações ou como dizemos, as juntas. Essas doenças em sua maioria são de origem auto-imune, ou seja, nosso sistema imunológico (sistema de defesa), por uma causa desconhecida sofre uma desregulação e começa a atacar o próprio organismo, provocando a inflamação das articulações.

A Artrite, inflamação da articulação, se manifesta com dor, calor, inchaço e rubor da articulação. Podem ser afetadas uma ou várias articulações.

Porém, nem toda dor nas juntas é um reumatismo. Por isso é bom a avaliação com um Reumatologista (especialista em doenças das articulações), que vai analisar cada paciente para fazer o diagnóstico correto e o tratamento necessário.

São fatores importantes para esse diagnóstico a idade do paciente, o sexo e se há envolvimento de outros órgãos como pele, rins, coração, pulmão, olhos, sistema nervoso e sistema muscular. Por exemplo, a Artrite Reumatóide é mais comum em mulheres com início na faixa dos 30 a 50 anos. O Lupus Eritematoso Sistêmico é mais comum em mulheres mais jovens quando temos mais ação dos hormônios. As Espondiloartropatias são mais comuns em homens jovens. A Gota também é mais comum em homens.

As doenças reumáticas mais comuns são a Artrite Reumatóide, o Lupus Eritematoso Sistêmico, a Sindrome de Sjogren, as Espondiloartropatias e as Artrites Reativas.
Mais raramente temos a Esclerodermia, a Dermatomiosite, as Vasculites e outras.
Temos também o grupo das doenças como a Gota, a Artrose, a Osteoporose a Fibromialgia, as Tendinites e as Bursites.

Este último grupo tem particularidades especiais, diferente das outras na sua fisiopatologia. Na Gota temos uma alteração no metabolismo do ácido úrico, que não é eliminado pelo organismo e vai se depositar nas articulações. Na Artrose temos envolvimento degenerativo, inflamatório e imunológico nas articulações. Na Osteoporose ocorre um desarranjo na produção e remodelação óssea, onde vários fatores podem estar envolvidos. Na Fibromialgia temos alterações na percepção dolorosa, com alteração na substancia P, alterações no ritmo de sono e outras manifestações.

Temos também a presença de artrite após algumas infecções virais ou bacterianas, que são as Artrites Reativas. Estas artrites ficaram bem evidentes após o surto de ZIKA Virus e agora com o SARS-COV 2 a COVID 19, onde muitos pacientes apresentaram quadros articulares durante a doença e outros desenvolveram sintomas após a mesma persistindo por meses com dores e artrite.

Para que possamos ter um diagnóstico correto e um tratamento eficaz devemos estar sempre atentos às queixas articulares. O objetivo do tratamento é o controle ou a remissão da doença, quanto mais precoce o diagnóstico melhor será a evolução do paciente, lembrando que estas são doenças crônicas, ou seja, não existe ainda um tratamento que faça a doença desaparecer.”

Dra LINETE PAROLIN ERCOLE, membro Titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Fale com o nosso atendimento via Whatsapp clicando abaixo e faça seu agendamento agora mesmo.

×